QUALIFICAÇÃO TÉRMICA
Todos os equipamentos, térmicos ou não térmicos, que interferem na qualidade de produtos devem, obrigatoriamente receber qualificação térmica, conforme RDC 17/2010, e conforme parte 1 e parte 2 da NBR ISO 17.665.
Ou seja, todo e qualquer equipamento, instalação ou sistema, precisa estar instalado e funcionando adequadamente, atingindo assim, os resultados desejados.
Os dados de pressão, temperatura e tempo são coletados de forma que os ciclos sem carga e com carga de locais climatizados e equipamentos, sejam documentados, estabelecendo-se o tempo e a carga ideais de ciclo para uma operação específica e à esse conjunto de ações metrológicas damos o nome de Qualificação Térmica.
A qualificação térmica precisa ser concluída para que se conduza a validação. Pois trata-se a qualificação de uma das parte da validação.
À certificação de processos, chamamos de Validação e à certificação de equipamentos, instalações ou sistemas, chamamos de Qualificação.
Como exemplo, podemos dizer que qualificamos o equipamento autoclave e validamos o processo de esterilização. Assim saberemos se os equipamentos e processos estão levando aos resultados esperados.
Equipamentos que realizamos serviços.
-
Autoclave a Vapor – Horizontal, Vertical e Statim
-
Lavadoras – Termodesinfectoras e Ultrassônica
-
Autoclave a Gás ETO
-
Autoclave Formaldeído
-
Estufas – Incubadoras e Secagem
-
Estufa de Esterilização e Despirogenização
-
Câmara Climática e Sala para estudo de Estabilidade
-
Câmara Fria, Freezer, Ultra Freezer e Refrigerador