Qualificação Térmica: o que é e quem precisa fazer?

Todo e qualquer equipamento, instalação ou sistema, precisa estar instalado e funcionando adequadamente, atingindo assim, os resultados desejados. Por esse motivo, todos os equipamentos, térmicos ou não térmicos, que interferem na qualidade de produtos devem, obrigatoriamente receber qualificação térmica, conforme RDC 17/2010, e conforme parte 1 e parte 2 da NBR ISO 17.665.


No processo, os dados de pressão, temperatura e tempo são coletados de forma que os ciclos sem carga e com carga de locais climatizados e equipamentos, sejam documentados, estabelecendo-se o tempo e a carga ideais de ciclo para uma operação específica e à esse conjunto de ações metrológicas damos o nome de Qualificação Térmica.


A qualificação térmica precisa ser concluída para que se conduza a validação. Pois trata-se a qualificação de uma das parte da validação.


À certificação de processos, chamamos de Validação e à certificação de equipamentos, instalações ou sistemas, chamamos de Qualificação.


Como exemplo, podemos dizer que qualificamos o equipamento autoclave e validamos o processo de esterilização. Assim saberemos se os equipamentos e processos estão levando aos resultados esperados.


Qualificação Térmica é com a Lempe! Temos profissionais treinados e qualificados para garantir a segurança e qualidade de todos os processos. Solicite uma visita técnica ao nosso setor comercial.


39 visualizações

Laboratório de Ensaios Metrológicos de Pernambuco, Rua Monsenhor Julio Maria, 323 - Prado, Tel: 41140220

Site registrado em nome do Laboratório LEMPE