O que é Metrologia?

Atualizado: 25 de Mar de 2019

A palavra Metrologia vem do grego 'metron' que significa 'medida', e logos que significa 'estudo'. Trata-se do estudo das medições e suas aplicações.


A metrologia está mais presente no nosso cotidiano do que você imagina, pois abastecemos nossos veículos em volume (L), compramos nossos alimentos por peso (kg), nosso consumo de eletricidade (W) e água (L/m³) são medidos pela fornecedora, nos pesamos em balanças e até mesmo fazemos exames médicos para avaliar os índices de nutrientes no sangue para o diagnóstico de doenças ou para sabermos se estamos saudáveis.


Desde a origem das primeiras civilizações existe a necessidade de medir coisas e por muito tempo cada povo teve um sistema próprio de medidas, mas este era estabelecido a partir de medidas nada precisas, como palmo e braça. Isso obviamente, criava muitos problemas para o comércio e a exportação.


Então começaram a surgir formas de padronizar resultados metrológicos que, apesar de não serem métodos tão precisos no início, evoluíram até chegar ao que hoje temos. Os resultados metrológicos atualmente, contanto que sigam um padrão, são aceitos em todo o mundo.


Existem três principais áreas da metrologia, e cada uma possui aplicações diferentes. Essa divisão é importante para assegurar que todos os aspectos metrológicos evoluam juntamente com as necessidades da sociedade e para que todos estes aspectos sejam levados em consideração. As três principais áreas são:


Metrologia Aplicada, Técnica ou Industrial: cuidar do controle de qualidade e das calibrações, dentre outros aspectos, relacionados a instrumentos e equipamentos de medição nas indústrias, é de responsabilidade desta área.


Metrologia Legal: pequenos erros nas medições básicas do nosso cotidiano, podem trazer grandes prejuízo. Este campo existe para criar parâmetros justos protegendo assim, consumidores e vendedores. Para isso, cada país precisa possuir, especificado em sua legislação, algo que trate das medições e dos instrumentos de medição.


Metrologia Científica ou Fundamental: seu dever é estudar novas formas de aprimoramento, para que a esta ciência torne-se cada vez melhor;

139 visualizações

Laboratório de Ensaios Metrológicos de Pernambuco, Rua Monsenhor Julio Maria, 323 - Prado, Tel: 41140220

Site registrado em nome do Laboratório LEMPE