Calibração de Paquímetro.

Atualizado: 25 de Mar de 2019

Para medir com precisão as dimensões de objetos pequenos, usa-se uma régua graduada, por sobre a qual desliza um cursor e que possui um encosto fixo. A este equipamento dá-se o nome de paquímetro. Com o paquímetro torna-se possível medir vários objetos como porcas, tubos, parafusos e também pequenas espessuras e espaços. Possui, no geral, graduação em polegadas e em centímetros para que se possa fazer medições e seu cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina vernier ou nônio em homenagem aos seus criadores: o francês Pierre Vernier e o português Pedro Nunes. Como você pode perceber, este é um equipamento muito importante e que necessita que sua calibração seja realizada com periodicidade por um laboratório especializado, para que as medições realizadas com o mesmo, tenham resultados precisos. Na calibração de paquímetro devem ser avaliados alguns pontos importantes como o processo a ser utilizado, as qualificações e técnicas fundamentais e o próprio instrumento a ser calibrado.

A calibração de paquímetro só deve ser efetuada por profissionais capacitados e treinados. A calibração é feita por meio de comparações entre números padrão, que são impostos pelo Inmetro e os resultados obtidos pelo instrumento em questão. É de fundamental importância, para assegurar que o processo de calibração como um todo seja corretamente efetuado, que na calibração de paquímetro utilize-se o padrão estabelecido pela Rede Brasileira de Calibração.

Para realização de uma calibração de paquímetro com confiabilidade e segurança, pode contar com a Lempe, um laboratório de ensaios metrológicos referência na calibração de paquímetro! Temos profissionais altamente treinados e utilizamos as melhores técnicas para atender com excelência as suas necessidades.


119 visualizações

Laboratório de Ensaios Metrológicos de Pernambuco, Rua Monsenhor Julio Maria, 323 - Prado, Tel: 41140220

Site registrado em nome do Laboratório LEMPE