Manutenção de equipamentos

A manutenção de equipamentos é um procedimento técnico que corrige e previne falhas em instrumentos simples ou complexos. Tais falhas podem ser causadas por diversos fatores, como quedas, atritos, impactos, sobrecarga interna ou simplesmente pelo uso intenso. A manutenção de equipamentos pode ser preventiva ou corretiva.

 

A manutenção preventiva deve ser realizada em instrumentos que são utilizados constantemente e/ou estão com sinais de desgaste. Ela pode evitar que ocorram vários problemas, auxilia a manter a boa performance e ainda pode aumentar a vida útil dos aparelhos.

 

A manutenção corretiva deve ser realizada quando o instrumento deixa de funcionar ou quando existem divergências significativas nos resultados oferecidos pelos instrumentos de medição. Estas divergências podem ser encontradas no processo de calibração de equipamentos.

 

A manutenção de equipamentos é de fundamental importância, pois os equipamentos de medição podem perder a precisão com o passar do tempo, conforme são utilizados.

 

Por esse motivo, a manutenção periódica é recomendada inclusive pela grande maioria dos fabricantes. É fundamental que todo e qualquer equipamento, que seja utilizado na medição e/ou monitoramento de processos em empresas, estejam calibrados e com a manutenção em dias.

 

A manutenção de equipamentos é de fundamental importância, por este motivo, deve-se escolher um laboratório sério e com altos padrões de segurança e qualidade, como a Lempe.

Laboratório de Ensaios Metrológicos de Pernambuco, Rua Monsenhor Julio Maria, 323 - Prado, Tel: 41140220

Site registrado em nome do Laboratório LEMPE